terça-feira, 16 de novembro de 2010

II Momento Literário do Leandro














































O dia 13/11/2010, já ficou na história do "Leandro Maciel", pois mais uma vez os alunos do Ensino Médio, dessa vez sob o comando da professora Karmynha, deram um show de conhecimento, criatividade e organização.
O II Momento Literário do Leandro, evento este, realizado com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura, foi apresentado na forma de seminário, no qual, os alunos mostraram ao público presente as obras que serão abordadas no vestibular da UFS - 2010, como A Hora da Luta, de Álvaro cardoso; Capitães da Areia, de Jorge Amado; Assassinato na Floresta, de Paulo Rangel; Mensagem, de Fernando Pessoa; Os Bruzundangas, de Lima Barreto; Olhinhos de Gato, de Cecília Meirelles; Cartas Chilenas e Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.
Diante disso, visando o entendimento de todos, quanto aos aspectos que envolvem a obra, os alunos mostraram como foi a vida e as obras do autor, bem como, o momento histórico em que passava a sociedade brasileira no período em que foi escrito o livro, como também, narraram o enredo da história e as particularidades de cada personagem.
Assim, saíram todos conhecendo um "pouquinho" da obra e da vida desses grandes literários brasileiros.


"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre."
Cecília Meireles.

"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
Fernando Pessoa

"Eu acho que o escritor verdadeiro é aquele que escreve sobre o que ele viveu."
Jorge Amado


55 comentários:

  1. Mais uma vez nossos alunos mostraram que realmente "vestem a camisa" quando o assunto é Literatura. Deram um show de conhecimento, organização, e aproveitando o ensejo,nos aguardem que no próximo ano tem muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu Francisnildo Galdino, como líder representante do 1 Ano "B" venho postar meus agradecimentos a todos que trabalharam e colaboraram para que o nosso segundo momento literário fosse esse show de conhecimento e interação com a literatura que foi.

    Parabéns a todos e até o nosso próximo encontro!

    ResponderExcluir
  3. "Foi muito gratificante estar no segundo momento literário, obtivemos mais conhecimentos, e agradecer a professora Karmynha que teve essa idéia de fazer um debate sobre o assunto abordado, os alunos empenhados para que esse evento fosse bem desenvolvido e estão de parabéns todos, tudo bem organizado era isso que a escola estava precisando de boas idéias.
    Com toda nossa garra conseguimos obter um ótimo resultado, espero que não pare por aqui que tenhamos mais eventos desses,
    "Parabéns..."

    ResponderExcluir
  4. Foi a primeiro vez que eu participei desse momento literário foi bem legal.Professora Karmynha vou ficar esperando a proximo beijos e ate a proxima....

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sabendo que foi muito proveitoso,pena que não deu para fazer parte desse grande e tão esperado acontecimento.Mas já esta garantido que no ano que vem não perco por nada.PARABENIZO a todos,principalmemte a professora KARMYNHA pelo seu desempenho.E ATÉ O NOSSO PROXIMO EVENTO,beijos.......

    ResponderExcluir
  6. Esse momento Literário foi muito legal,pois assim podemos aprender sobre varios tipos de conhecimentos e diferentes tipos de apredizagens,mas também a organização dos alunos foi muito boa e proximo ano espero que teja mais!
    Obr.! BJOKA"sss...

    ResponderExcluir
  7. Almir Ribeiro dos Santos22 de novembro de 2010 às 07:52

    Para mim todos as apresentações foram legais, mas teve um grupo do 1ºB que superou várias espectativas; foi o grupo do enredo do livro "Assassinato na Floresta de Paulo Rangel", que mostraram uma boa compreessão do livro.
    Nem todos (deste grupo), mais alguns alunos deste, mostraram um capacidade de entender e interpretar o conteúdo.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, pois eles são demais; neste grupo teve um aluno que mais se destacou, que foi Almir Ribeiro, ele mostrou uma compreensão do livro que ninguém conseguio e por isso ele se destacou.

    ResponderExcluir
  9. Eu washington gostei até demais de um sabado mais respectivos com os ensinos literários que nos mostraram criatividades e coompreensão dos bruzundangas,e literalmente foi aprovado.

    ResponderExcluir
  10. Foi a primeira vez que eu participei de um evento assim! mas achei super legal, porque esses eventos estimulam os alunos a lerem! E como sempre os alunos estão sempre se superando em suas apresentações e deixando muito a desejar a quem vem prestigiar.
    PARABENIZO A TODOS OS ALUNOS E PRINCIPALMENTE A PROFESSORA KARMINHA PELO SEU DESEMPENHO E POR MOSTRAR MAIS UMA VEZ O QUE OS ALUNOS SÃO CAPAZES DE FAZER!!!

    ResponderExcluir
  11. MICHELE ANDRADE 1ªano A23 de novembro de 2010 às 08:19

    Esse momento literário foi muito legal,gostei muito;Serviu para mostrarmos um pouquinho da literatura brasileira e nos aprofundar nos conhecimentos dos paradidaticos apresentados.
    Espero que o próximo momento literário seja ainda melhor do que foi esse.
    BJS... E ATÉ O PRÓXIMO.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito do II Momento literário pois deu para aprender mais um pouco sobre a vida dos escritores, para todos que apresentaram foi gratificante e para a porfessora KARMYNHA deve ter sido uma honra.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei de falar sobre Afonso Henrique de Lima Barreto, pois ele sofreu muito por causa da sua cor e sua familia.
    A vida dele é linda, mais o livro dele eu não falo o mesmo.Pois o livro é muito complicado para entender.O livro se chama " Os Bruzundangas". Que fala sobre a politica no Brasil.
    Todos estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei muito todas as apresentações, gostaria muito que o primeiro ano A se auto ajudasem mais para que a nossa sala elaborasse um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Neste trabalho vimos que quando o assunto é literatura há uma grande organização e um grande desempenho,e alguns momentos de debates entre os alunos.Mas todos os agradecimentos a karmynha pela idéia e os conhecimentos sobre o assunto foi um show...

    ResponderExcluir
  16. Este trabalho necessitou de muito esforço e muita leitura, do livro os bruzundangas, creio que aprendemos mais apresentando do que na sala de aula espero que no próximo ano tenhamos mais desses.

    ResponderExcluir
  17. Esse momento foi muito esperado por todos os alunos do colégio "LEANDRO MACIEL" demos um show de literatura mostramos que entendemos desse assunto. Infelizmente alguns alunos não presenciaram esse momento especial, claro que tivemos alguns erros alguns alunos falaram de mais, outros de menos. Meu grupo falou sobre o autor Lima Barreto gostei muito estou esperando o próximo ano para dar outro show de literatura.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito desse momento histórico,e espero que os professores desempenhem outras atividades para que os alunos possam mostrar suas cri atividades,e agradecer a professora Karmynha por seu trabalho desempenhado. Beijos...

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do momento literário, pois aprendi bastante sobre um autor muito importante que foi "Lima Barreto", apesar de minha sala não estar muito organizada ,mas foi legal,espero participar de outros momentos como esse.Obrigada karmynha por nos proporcionar o prazer da literatura.

    ResponderExcluir
  20. Este movimento literário foi muito bom para quem estava apresentando, foi a primeira vez que participei deste movimento literário foi muito bom quero participar de mais trabalhos como este.parabéns a todos!!!!!!!!;-0.

    ResponderExcluir
  21. Hugo Ronaldo 2º ano´A`24 de novembro de 2010 às 08:06

    Esse momento foi muito esperado por todos os alunos do colégio "LEANDRO MACIEL" demos um show de literatura mostramos que entendemos desse assunto. Quem não viu não se preocupe próximo ano tem mais.

    ResponderExcluir
  22. DIOGO AUGUSTO 1ª ANO A24 de novembro de 2010 às 08:08

    O momento literário foi muito legal e interessante, eu apresentei um dos livros e gostei muito.
    Conheci um pouquinho da vida do autor AFONSO HENRIQUE DE LIMA BARRETO que foi o escritor do livro OS BRUZUNDANGAS. Quem ler este livro com certeza vai gostar!!!

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito pois foi uma tarefa diferente,por que ninguém merece de segunda-sexta está na sala de aula as mesmas coisas,fiquei nervoso no começo mas depois fui me soltando,tomara que eu tire uma boa nota para conseguir passar de ano Bjs...:D Mayron

    ResponderExcluir
  24. JESSICA KAROLLIM 2 ANO24 de novembro de 2010 às 08:10

    Estudar a história de Cecília Meireles foi sensacional,sua vida muito sofrida com a perda de seus pais e sua convivencia com sua querida familia.Espero que sempre aconteca esses trabalhos sobre a vida de grandes autores.

    ResponderExcluir
  25. Estudar sobre a história de Cecília Miereles foi muito bom, devido a sua vida e as dificuldades que ela passou para conseguir seus objetivos. Espero que voces assim como ela não desistam de conseguir seus objetivos.Bjos

    ResponderExcluir
  26. O momento literário do Leandro Maciel foi muito bom, aprendemos muitas coisas interessantes, não é a primeira vez que eu participo mas, esse foi dos mais importantes. Espero que esse momento se repita várias e várias vezes!!!

    ResponderExcluir
  27. O momento literário do Leandro foi ótimo,pois aprendi muito do livro que apresentei "cartas chilenas" e também foi um prazer ter apresentado aos demais colegas.Espero participar mais desses eventos.

    ResponderExcluir
  28. Janaína Calixto - 2º Ano "A"24 de novembro de 2010 às 08:15

    Gostei muito desse momento histórico, foi um trabalho de muito esforço e muita leitura. e espero que os professores desempenhem outras atividades para que os alunos possam mostrar suas criatividades.O meu grupo falou sobre OLhinhos de Gato de Cecília Meireles, onde o livro mostra toda sua história, contendo todo o seu sofrimento na perda de seus pais,além disso, conta o sofrimento passado por ela na perda de seus pais!Espero q esse momento se repita mais e mais!
    um bj a todos os professores!!

    ResponderExcluir
  29. Cleberton Beckham 2ºano24 de novembro de 2010 às 08:15

    Este trabalho necessitou de muito esforço e muita leitura,das cartas chilenas de Marília de Dirceu.Eu aprendi a ter respeito, pelo trabalho dos outros,foi muito bom quero participar de mais trabalhos como esse.parabéns a todos!!!
    Um abraço a todos professores!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Eu adorei o movimento literário, pois assim estimulam vários alunos a lerem e entenderem e assim possam ter o hábito da leitura, e assim passar seus conhecimentos para outras pessoas. Foi bem organizado, parabéns a professora karminha, e que se repita por vários anos. bjssssssss até a próxima.

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito pois aprendir o significado do livro Bruzundangas ,a parte que eu não gostei foi por que não tive tempo de ir ver as outras apresentações mas tirando isso foi muito bom...Quero que seja melhor ainda minha NOTA hahahaha...Rudinho :D

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito do projeto momento literario do Colegio Leandro Maciel, aprendemos muito e ao mesmo tempo passamos informações importantes para as pessoas que nós visitaram! Lee :) .

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito desse movimento literário pois foi com ele que aprendi muitas coisas sobre o autor do livro que apresentei e conheci um pouco da sua história. Espero participar mais vezes pois eu adorei.

    ResponderExcluir
  34. Estou muito arrependido por não ter vindo, os meninos
    deram um show sobre o momento literário próximo ano prometo que não perderei.

    ResponderExcluir
  35. Lânia... 2° ano ''A''24 de novembro de 2010 às 08:22

    Sabemos que é sempre bom um momento literário em todos os colégios, mas para nós do Leandro é como brincadeira, pois, temos a maior facilidade de interpretação e um bom desenvolvimento argumentativo... Parabens a todos pelo excelente trabalho executado!!!

    ResponderExcluir
  36. Nós do Leandro sabemos como dar uma boa festa... adorei esse momento literário foi ótimo, aprendemos bastante, nos esforçamos muito, mas no final tudo valeu a pena. tenho certeza que todo mundo gostou, foi espetacular e melhor do que o ano passado adorei principalmente a turma do segundo ano.

    ResponderExcluir
  37. FOI MUITO LEGAL POIS NÃO SÓ O MEU CONHECIMENTO MAS O DE MUITOS COLEGAS PODE-SE DIZER QUE FOI MUITO ACRESCENTADO, MELHOR SERIA SE FOSSEM FEITAS MAIS FEIRAS DE LITERATURA, PELO MENOS QUATRO VEZES AO ANO, POIS EM NADA ATRAPALHARIA E SÓ ACRESCENTARIA, OBR E ATÉ O PRÓXIMO ANO.

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito do movimento literário,foi muito proveitoso,ajudou os alunos a adquirirem mais os conhecimentos sobre a nossa literatura.E espero que sempre possa acontecer esses eventos na nossa escola,gostaria também de parabenizar a professora Karmynha
    bjus galerinha!!até mais

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito do II momento literário, pois foi muito proveitoso tanto para quem estava explicando quanto para quem estava recebendo a explicação, espero que no colégio tenha mais momentos assim para que todos se divirtam e aprendam juntos.
    Parabéns a todos e obrigada Karmynha!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  40. ha , eu adorei , foi um espetáculo, mais uma vez todos nos estamos de parabens,demos um show, fiquei muito feliz com o resultado .espero que o ano que vem, venha novamente novas oportunidades .e quero parabenizar a prof karminha. valeu galera bjs

    ResponderExcluir
  41. Não estive no colégio,mas espero que no próximo ano tenha trabalhos tão bonitos quanto esse.LUCAS 1"C".

    ResponderExcluir
  42. o movimento literário promovido pela professora karmynha foi um "arraso",os alunos deram um show de conhecimento em relação à literatura brasileira,todos estão de parabéns,em especial o 2°ano do ensino médio,..até ano que vem,e preparem-se que vem muito,muito mais.

    ResponderExcluir
  43. Eu Daniel França, achei muito interessante o II momento literário da escola Leandro maciel pela sua organização e pela informação passada pelos alunos sobre diferentes tipos de livros e pelas expressões dos alunos em transmitir as informação para os demais.

    ResponderExcluir
  44. Foi o evento mais esperado do ano,infelizmente não deu pra comparecer a esse momento literário,que ficou marcado na história do LEANDRO MACIEL.Foi também uma grande oportunidade dos alunos terem mais conhecimento sobre a Literatura brasileira,agradecemos a professora karminha por ter nos dado essa grande oportunidade de participar desse evento,ficamos muitos agradecidos e privilegiados,e que nos próximos eventos possamos desfrutar cada vez mais da literatura brasileira

    ResponderExcluir
  45. Estou parabenizando todos os alunos do ensino médio (manhã)pelo desempenho e dedicação ,para desenvolver um trabalho de qualidade .Todos conseguiram mostrar para todos os visitantes que são capazes e que o colégio Leandro
    Maciel está preparando seus alunos para qualquer desafio ,também parabenizando a professora karminha pela organização do evento.JULIANE

    ResponderExcluir
  46. Não vim a escola no dia das apresentações,mas escutei os elogios dos professores,dos alunos de outras turmas.Os alunos desempenharam para um trabalho feito com os grau de conhecimento que eles tinham e passando para o outros alunos a história que os livros contam,os ensinamentos que o livro traz e a determinação de cada um que apresentou um trabalho bonito.Até mais.LUAN 1"C".

    ResponderExcluir
  47. Eu achei que o momento literário foi muito bom para nós porque aumentou o nosso conhecimento , fez eu gostar mais da leitura , nós conhecemos muitos autores importantes , livros que eram gostosos de lê e nos fez vê que temos capacidade de apresentar qualquer coisa só é queremos. O trabalho foi maravilhoso todos estão de parabéns...

    ResponderExcluir
  48. Eu Otávio Barreto, além de não ter apresentado, vim prestigiar as apresentações que tiveram, pra falar a verdade eu não gostei muito das apresentações, porque muitos alunos ficaram com vergonha e faltou mais organização bjssss

    ResponderExcluir
  49. Bom foi muito interessante e interativo.esta sendo a primeira vez que faço esse trabalho e gostei muito.um trabalho de grande proveito.Meus elogios a professora karminha pelo trabalho edificante a nós alunos.
    Itaynara Sobral 1c

    ResponderExcluir
  50. Eu adorei a apresentação do 2° ano da professora karmynha pela competência dos alunos; foi um show como toda vez sempre fazemos as coisas com gosto e por isso que a gente sempre arrasa em tudo que faz.

    ResponderExcluir
  51. Esse momento literário eu gostei muito. apesar de ser a primeira vez que faço trabalho desse tipo e gostei bastante espero que o próximo seja melhor ainda. maria 1C

    ResponderExcluir
  52. No dia 13 de novembro de 2010 ocorreu um movimento literário, e foi muito bem organizado pela professora Karminha e o livro que o meu grupo apresentou foi Mensagem de Fernando Pessoa.E eu gostei muito de todas as apresentações.

    ResponderExcluir
  53. Essa feira de literatura foi muito boa pois enriqueceu muito o meu conhecimento e fez também todos perceberem que devemos nos dedicar mais nos nossos trabalhos escolares.

    ResponderExcluir
  54. EU acHEI MUITO INTERESSANTE O MOMENTO LITERARIO,FOI UM MOMENTO EM QUE OS ALUNOS DESTACARAM E MOSTRARAM QUE TEM CONHECIMENTO NO ASSUNTO.

    ResponderExcluir
  55. No meu grupo apresentamos "Olhinhos de Gato", foi muito importante esse dia, porque os alunos se destacaram muito na leitura e apresentação, adquirindo conhecimento literário, esplicando os alunos do ensino fundamental e professores sobre o livro, seus personagens, sua história, etc. Esse foi um dos trabalhos organizado pela nossa querida professora Karmynha. Até a próxima.

    ResponderExcluir