quarta-feira, 11 de julho de 2012


Vida e obra do rei do baião chega a Rosário do 
A exposição da vida e obra de Luiz Gonzaga esteve na manhã de hoje, 11/07, no auditório da Câmara dos Vereadores onde foi apreciada pelos estudantes da Escola Municipal Leandro Maciel que lotavam o espaço do auditório, a exposição foi acompanhada de um seminário facilitado pelo professor da Universidade Federal José Augusto, grande estudioso da história do artista.
No primeiro momento a mesa foi composta pela deputada estadual Ana Lúcia(PT), diretor da escola e professor em Rosário do Catete Marcos, professor palestrante José Augusto e pelo vereador Hélio.
A iniciativa de trazer o seminário sobre ‘A Contribuição de Luiz Gonzaga na Identidade Cultural Sergipana’ foi do professor Adailton Andrade, em parceria com  o mandato da deputada Ana Lúcia que tem disponibilizado a exposição para acompanhar o seminário pelos municípios do estado, em homenagem ao Centenário de Luiz.
O diretor da escola aproveitou e explanou sobre o projeto que estão desenvolvendo chamado  ‘Projeto Conhecendo sua História’, onde serão discutidas as histórias e memórias do Rei do Baião em homenagem ao centenário.
Marcos falou do uso da música de Luiz Gonzaga nas atividades escolares, e a importância dessa atividade para que os estudantes tenham conhecimento sobre elementos do povo nordestino, em especial do sertanejo sofrido.
Um dos objetivos do projeto além de conhecer a trajetória do cantor e compositor Luiz Gonzaga é entender como sua música influenciou outros ritmos nordestinos, e através desse conhecimento, fomentar no público o prazer pela leitura e pela escrita.
“Vamos somar conhecimentos adquiridos aqui para que possamos ser conhecedores dessa história maravilhosa, que é também a história do nosso povo nordestino”, disse para os alunos.
A professora Ana Lúcia foi ao microfone onde agradeceu o convite e em especial aos professores que organizaram e aos estudantes presentes e reafirmou seu compromisso enquanto parlamentar com a educação sergipana.
“Política não é mercadoria, não é troca, eu acredito que o parlamentar tem também a função de promover atividades para educar”, afirmou.
Continua explanando a importância da música na educação e na formação de um cidadão, até mesmo em ritmos como o hip hop, onde recebe críticas por ser um ritmo essencialmente norte-americano, no entanto, é nele que há protesto pelo preconceito sofrido pelos negros.
A respeito da história de Luiz Gonzaga, Ana enfatiza “Luiz Gonzaga divulgou o Brasil para o mundo”.
A pedagoga coloca seu mandato a disposição das atividades escolares por acreditar na importância da educação para a transformação social.
“Nosso Mandato tem esse objetivo, de promover atividades junto às escolas”, informa.
Após as falas de saudações a mesa foi ocupada pelo professor Adalberto, responsável pelo evento e coordenador da mesa, e pelo professor José Augusto que fez um  apanhado da vida do mestre da sanfona para os jovens estudantes presentes.
Proposta de cine-escola
Na ocasião a parlamentar educadora trouxe uma proposta para os educadores que se encontravam no espaço.
Lembrou aos presentes de outra importante figura, que apesar de paulista, faz referência ao povo nordestino e muito contribuiu para a cultura e para o cinema brasileiro, o Amácio Mazzaroppi, que se vivo estivesse completaria cem anos, e por isso se faz necessário conhecer suas obras que exprimem muito do sentimento e vivência do povo trabalhador brasileiro, através do riso.
A proposta da exibição de filmes seguida de debates empolgou a todos, e será sem dúvida mais uma fonte de conhecimento para os jovens da Comunidade Rosarense.
Fonte: 
http://www.analucia-se.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1245:vida-e-obra-do-rei-do-baiao-chega-a-rosario-do-catete&catid=37:educacao&Itemid=55

Nenhum comentário:

Postar um comentário